Litoral norte concentra maiores chuvas no início da quadra chuvosa do Ceará

0
64

As cidades da região norte do Ceará concentram os maiores volumes de chuva neste mês de fevereiro, início da quadra chuvosa. Até esta segunda (5), municípios desta área registraram as maiores precipitações que do mês, como Granja (64 milímetros) e Amontada (66 mm), atrás de General Sampaio, no Litoral do Pecém, com 82 mm; e de Ipueiras, na Ibiapaba, com 84 mm.

Nesta terça-feira (6), 67 cidades tiveram chuvas de até 84 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As cidades com as mais fortes precipitações foram Ipueiras (84 mm), Amontada (64 mm) e Tianguá (62 mm). Os dados são parciais.

Apesar de os registros de chuvas na macrorregião citada, é possível que as demais áreas também registrem precipitações acima da média, conforme a Funceme. Em Fortaleza, o fenômeno da brisa terrestre facilita a ocorrência de chuvas entre a madrugada e a manhã, aumentando a frequência sobre a Região Metropolitana.

“Fevereiro, principalmente o início do mês, representa um período de transição entre a pré-estação e a quadra. Por isso, tende a ser um mês que, em geral, pode apresentar uma maior irregularidade nas chuvas ao se comparar com março e abril”, afirma o meteorologista Raul Fritz.

Previsão para os próximos dias

Na quarta e quinta-feira (7 e 8), a previsão é de tempo nublado e possibilidade de chuva em todo o estado, principalmente no litoral da Grande Fortaleza e litoral Oeste do Ceará.

A média histórica de chuva no Ceará durante fevereiro é de 118 milímetros; até esta terça, o estado acumula 15 milímetros, conforme a Funceme.

Em 2017, as chuvas de fevereiro ficaram 34,8% acima da média, registrando 159,9 mm.

Fonte: Globo.com